Um carinho...

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

A LENDA DO AÇAÍ



!!22 de agosto!!
!!DIA DO FOLCLORE!!



   Há muito tempo atrás, houve na tribo dos Caiapós uma grande seca. A comida estava acabando e os índios estavam morrendo de fome, porém a população da tribo aumentava cada vez mais.
   O Cacique Tupi decretou que, daquele dia em diante, toda e qualquer criança que nascesse naquela comunidade, morreria, pois do contrário a tribo desapareceria.
   Iaçá, filha caçula do Cacique Tupi, ficou grávida e escondeu sua gravidez durante os meses consecutivos, na esperança de poder ficar com o filho.
   Mas antes de Iaçá dar à luz, Jacira e Jandira deram à luz duas lindas meninas. O cacique Tupi ignorou os lamentos e amarguras das mães e matou-as.Iaçá deu à luz um lindo menino na floresta e lá ficou durante sete dias e sete noites. Após esse período voltou para a tribo sem a criança. Trouxe-a depois de um mês, e apresentou ao pai e à tribo, implorando-lhes para que o filho vivesse na comunidade, mas o pai, por ser cacique, falou no meio da oca:
   -Muitas luas atrás, eu decretei que toda e qualquer criança que nascesse na tribo morreria. Assim como morreram as filhas de Jandira e Jacira, o mesmo farei com o filho de Iaçá.
   Iaçá implorou ao pai e ao deus Tupã que deixasse seu filho vivo, mas não foi atendida. E seu pai matou Tubiraçá, o seu neto. Iaçá chorou por vários dias a morte de seu curumim.
   Após o sétimo dia da morte do pequeno índio, Iaçá começou a ouvir choro de criança no lugar onde seu filho havia sido sepultado, mas não encontrou ali criança alguma.
   Até que um dia, ouvindo novamente o mesmo choro, pediu ao deus Tupã que devolvesse seu filho, e este, compadecido, atendeu a seu pedido. Iaçá, na porta da maloca, viu uma grande luz e saiu. Para sua surpresa, no meio da oca, lá estava Tubiraçá.
   Iaçá carregou a criança e agradeceu a Tupã por devolvê-la. Porém, quando percebeu, seus pés haviam se transformado em raízes. Ao levantar o pequeno ser, seu corpo transformou-se em uma bela palmeira e seu filho em um belo fruto.
   Pela manhã, todos da tribo viram aquela árvore e o Cacique Tupi agradeceu ao deus Tupã pelo grande acontecimento, mas o Pajé falou:
   _ Esta é Iaçá, que se juntou ao filho e nos deu um novo alimento. Então a palmeira ficou conhecida como “açaí”, que é Iaçá ao contrário.
**********************************************
O vocábulo "açaí", é oriundo do Tupi e significa fruta que chora ou deita água. Palmeira enterpe olerácea da Amazônia, de cujos frutos se faz uma espécie de refresco muito apreciável. Dela se extrai ainda um delicioso palmito.
                                        *****






Nenhum comentário:

Postar um comentário